MPG, patrocinador da 6ª Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022
Artigos recentes
Acompanhe-nos
Subscreva a newsletter

TERRA é o mote para a 6ª Trienal de Arquitetura de Lisboa, que decorrerá ente outubro de dezembro de 2022. Esta edição tem curadoria geral da dupla Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, dupla portuguesa fundadora do atelier de arquitectura CVDB, que iniciou em 2020 o trabalho de pesquisa, promovendo uma reflexão dos diferentes significados de Terra consoante a escala e o observador.

TERRA expressa o território, a urbe, a paisagem, o lugar ao qual pertencemos ou um continente visto do mar. Pode ser um planeta habitável ou matéria para cultivo. Pode estar em excesso ou fazer falta e pode ser um obstáculo ou um elemento na construção de comunidades. E é com o sentido de emergência que a Trienal 2022 convoca a reflexão sobre
todas estas dimensões que estão intimamente relacionadas com a arquitectura.

TERRA é o mote para a 6ª Trienal de Arquitetura de Lisboa, que decorrerá ente outubro e dezembro 2022, numa edição tem curadoria geral de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay.

Para José Mateus, presidente da Trienal de Lisboa, “na sua 6ª edição, a Trienal pretende investigar o modo como podemos pensar, desenhar, organizar ou construir, contribuindo de forma decisiva para a sustentabilidade ambiental e, em última análise, para a sobrevivência da humanidade e do próprio planeta." TERRA sugere que, após um contexto de confinamento em resultado da pandemia, se reequacione o futuro a partir do cruzamento e intercâmbio de saberes e fazeres que possam coexistir, contribuindo para um futuro mais sustentável do planeta e de quem o habita.

O programa TERRA é composto por 4 exposições, 4 publicações, 3 prémios, 3 dias de conferências e uma selecção de Projectos Associados independentes. Através das suas diferentes perspectivas e olhares, o programa pretende mostrar um panorama global para o futuro da disciplina.

Estão também previstos os habituais Prémios Carreira, Début e Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp abarcando diferentes estágios da carreira de profissionais de arquitectura. Com o objectivo de difundir a cultura arquitectónica contemporânea, TERRA prevê ainda a publicação de uma colecção de livros. Edições únicas dedicadas aos temas das quatro exposições nucleares e editadas pela equipa curatorial.

Saiba mais sobre o programa Trienal de Arquitectura de Lisboa – 2022 da 6ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, com o apoio da MPG office furniture.

MPG